sexta-feira, 26 de junho de 2009

Conflito de gerações



Em um mundo onde as transformações tanto tecnológicas como ideológicas vem ocorrendo instantaneamente, vai se criando cada vez em menor período de tempo, uma separação entre o que chamamos de passado e presente.
Ninguém escapa de, com o passar do tempo envelhecer, mas está cada vez mais presente as divergências entre opiniões, as visões de mundo são completamente distintas e distantes entre pessoas de gerações diferentes. Tal fato pode ser observado no tempo estabelecido atualmente para a duração de uma geração, sendo que antigamente se considerava vinte, trinta anos o período desta, e hoje esse número caiu drasticamente para seis anos.
Vivemos em uma fase onde os meios de comunicação ditam e massificam o modo de vida das pessoas. E como a juventude está mais acessível a esses meios, novas informações, modernidade, e assimilam tais mudanças mais rapidamente, acabam esquecendo dos valores dos mais velhos tendo estes muito mais experiências de vida acumulada, rotulando-os como ultrapassados, por estarem adaptados a profundamente instalados em certas modos de vida.
Buscando sempre um forma de se libertar de seguir um caminho diferente do que já está estabelecido, que acabam se criando tais conflitos. Os mais “vividos”, na tentativa de poupar os “iniciantes” das experiências ruins ou até mesmo boas, mas que foge do que foi vivenciado por eles, acabam os privando, e aí que ocorrem as divergências, pois os mais jovens querem seguir novos caminhos, fazer o que desejam, não o que está pré –estabelecido.
Tais choques entre as gerações sempre irão existir, mais a melhor forma de criar uma “ponte” entre o antes e o depois é a través do diálogo, as experiências são, sim, de extrema importância , deve haver uma reflexão sobre o conhecimento repassado, mas com abertura para os questionamentos e anseios das novas gerações.

Um comentário:

Rivaldo disse...

Muito bom Bruna-san...

Concordo com você e m tudo que escrevesse nesse post...o avanço técnológico é benefico, mais tbm trás muitas dores de cabeça.

bjus e obrigado por voltar a escrever!!!