segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Feios Porém Lindos

( Danilo Gentili diz: O último elogio que recebi eu tinha 21 anos( atualmente 30). Foi da minha ex. Ela disse : Parabéns! Você é ótimo em estragar tudo!)

"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal. Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorados com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cêra. Há quem defenda a ideia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas. Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e auto-confiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo. Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo. Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

Matha Medeiros

Ps.: Ninguém melhor do que Danilo Gentili pra ilustrar esse texto fantástico que eu recebi de uma amiga. Danilinho não é nenhum símbolo de beleza, mas tem tantos outros atributos: bom humor, simpatia, inteligência, simplicidade, fofura, além de ser apetecível e palpável ;). AdOoro!!!
Na minha humilde opinião, ele deixa Gianecchini e outros bonequinhos de luxo no chinelo!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

1º ANO DO PSICO

by Rivaldo-san

Nem parece que o primogênito Psico Habitat já está comemorando um ano de existência e as tamanhas transformações que aconteceram no decorrer deste tempo, passando de um blog sem muitas perspectivas, mais por diversão, para um espaço totalmente filosófico, com identidade própria.
Sinto-me muito feliz por ter colaborado(indiretamente) na criação do Psico, e poder acompanhar você Rivaldo-san se superando e me surpreendendo sempre, aflorando todos os “senhores” que edificam sua personalidade através de seus textos tão bem elaborados , que expressam claramente o que você pensa, sente, vê e acredita.
Obrigada por ser uma inspiração pra mim, me motivando a ir sempre além; por suas palavras de conforto, massagens de ego, enfim, pela grande pessoa que és o sentimente de amizade que compartilhamos.

Vida longa ao Psico!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Sabe...eu só queria poder aflorar, deixar transbordar tudo o que sinto, e fica oculto num sorriso simpático. Queria dizer as pessoas que o que eu busco vai muito além do que eu mesma sei. Eu quero verdade, enxergar a pureza de um céu azul dentro de cada um que eu encontrar.Poder desejar em cada manhã, que a doçura transcorra sobre o dia, como fez Caio. Me importar com aquilo que me faz sorrir, porém, dar maior atenção aqueles que me fazem em prantos, pois meu choro jamais é aleive, o sorriso pode sim ser uma fraude, mas as minhas lágrimas não, e o que me faz lágrimas, toca-me tão fundo...Que saibam me ouvir, que eu saiba escutar. Que haja paciência, tolerância, humildade, bom humor... Que a sinceridade nem sempre perdure, as mentiras sinceras também nos convém, só não abrirei mão da lealdade. Que ninguém tente tirar a liberdade de ninguém com atestados ilusórios de fidelidade, a própria consciência o faz.Que a espera seja constante, mas não um destino. Que a dor seja curada, e não justificada. Que a saudade toque, mas não derrube ninguém. Que as pessoas estejam sempre dispostas a dar um abraço, e que seja involuntário, que esse gesto não seja pensado, calculado, avaliado, que simplesmente aconteça por uma força maior. Que sintam os sons, seja de um choro, de uma música, das ondas, das batidas de um coração inquietante, sintam, não apenas ouçam. Que as mágoas não sejam agonizadas. Que o sol ilumine, mas não nos cegue. Que a música bata, mas não machuque. Que o amor seja maior que a razão.Que todos tenham em quem confiar, e se assim não for, que confiem em si mesmos. Que haja sempre uma segunda chance, um segundo tempo um segundo sol. Que se possa sonhar...

A gente nunca pode julgar o que acontece dentro dos outros

Rótulos, pré julgamentos e afins. Bombardeios de opiniões mal formadas atinge-nos a todo momento.Partindo do princípio de julgamento onde a nossa base é que se faz valer, acabamos ditando o certo e o errado, sendo um impulso instantâneo, como tal egoístas que somos, atitudes e opiniões próprias é que são a conduta correta. Atitudes tão alienadas, que fazem com que nossos julgamentos sejam parcial e até mesmo totalmente contraditórios à nossas próprias ideologias.Duas amigas, um pouco mais novas que eu, irão casar daqui alguns meses (cada uma com o seu protótipo de marido). Isso já foi motivo de longas conversas entre nós, porque eu simplesmente não entendia o que se passava dentro da cabeça dessas duas. Com tantas e tantas coisas pra se viver e se aprender (sozinhas); tantas pessoas pra se conhecer; tantas festas pra se divertir, elas vão CASAR!!! Eu, como sou praticamente contra casamentos, principalmente nesta idade, achava um grannnde absurdo elas terem optado por se unir tão cedo a alguém, com laços assim tão profundos, apenas para seguir dogmas. Na minha percepção, isso traria conseqüências totalmente negativas, e depois disso o arrependimento. Casamentos não são tão simples como elas moldam. Dentre nossas tantas contendas, a idéia dos “futuros filhos” era o argumento que eu mais usava, pois mais cedo ou mais tarde eles virão, e o pouco tempo disponível para elas mesmas, seria reduzido a (quase) nada.Um dia eu questionei–as sobre seus sonhos. Me contaram seus planos, mas sonhos de verdade não se manifestaram. Não havia aquela inquietação de quando estamos determinados a alcançar nosso objetivos, porém, não faltou-lhes o brilho no olhar. E foi a partir daquele dia que passei a ter uma perspectiva diferente sobre tudo isso.O que realmente vale a pena nessa vida? São os realizações financeiras ou as afetivas? A gente vive dizendo que falta um pouco mais de amor, de compaixão no mundo, mas na realidade vamos contra esse ideal, e o que pesa em nossos sonhos é alcançar estabilidade (R$), independência (R$), e não o amor.
E é exatamente o que elas estão encontrando. O AMOR. Pensava sempre no quanto o casamento priva as pessoas de realizarem seus desejos pessoais, sem ao menos saber o que se passava dentro de cada uma, julgando o que eu não podia ver, o que está oculto e cabe apenas a elas e seus respectivos futuros maridos, e não a mim opinar. Analisar a situação externamente é uma atitude que não trás bons resultados, quem somos nós para definir FELICIDADE para os outros? Cabe a cada ser, buscar um significado próprio, e assim ser FELIZ.

Há mulheres que dizem:Meu marido,
se quiser pescar, pesque,mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como “este foi difícil”
“prateou no ar dando rabanadas”e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:somos noivo e noiva.
Adélia Prado, Casamento